
Muitos são os sintomas da menopausa que causam desconforto na vida de nós mulheres, mas isso não significa que esta fase precisa ser uma experiência difícil.
A menopausa é uma fase natural, e irá acontecer para todas nós. Então, como não podemos evitá-la, podemos encontrar soluções para vivê-la com mais qualidade.
Por isso, falaremos mais sobre as diferentes etapas dela, os principais sintomas e, o mais importante, compartilharemos 6 dicas para tornar essa jornada mais suave.
As fases da menopausa
A menopausa marca o fim da fase reprodutiva da mulher e ocorre devido à diminuição dos hormônios sexuais femininos, principalmente o estrogênio e a progesterona.
Esse processo de diminuição hormonal e fim da vida reprodutiva chama-se climatério e é divido em 3 fases.
Perimenopausa
É o estágio inicial do climatério e que ocorre cerca de 5 a 10 anos antes da menopausa.
Durante esse período, os níveis hormonais começam a flutuar, dando início às mudanças físicas e emocionais. Aqui, a intensidade e frequência dos sintomas também é oscilante.
1. Menopausa
A menopausa é a data da última menstruação da mulher, resultante da perda da atividade ovariana.
Normalmente, acontece entre os 40 e 58 anos, com uma média de 51 anos, sendo confirmada após a mulher ficar 12 meses consecutivos em amenorreia, ou seja, sem menstruar.
2. Pós-menopausa
A pós-menopausa é a fase seguida à menopausa. Neste estágio os sintomas são mais intensos e podem atrapalhar atividades diárias, principalmente o sono.
Alguns sintomas, como a secura vaginal e as ondas de calor, podem persistir, devido à produção reduzida de estrogênio, porém com o passar dos anos tendem a se tornar menos intensos e frequentes.
Nesse período, o risco de doenças relacionadas à baixa de estrogênio, como osteoporose, aumenta, tornando o acompanhamento médico fundamental para manter a qualidade de vida.
Principais Sintomas da Menopausa
Os sintomas da menopausa podem variar de pessoa para pessoa, em termos de intensidade e duração.
Entretanto, as queixas mais comuns são:
- Ondas de calor: a flutuação hormonal afeta a regulação da temperatura do corpo, desencadeando os famosos calorões que fazem a mulher sentir-se repentinamente quente e suar, muitas vezes acompanhadas de rubor facial.
- Insônia: frequentemente relacionada a uma combinação de fatores, incluindo alterações hormonais, ondas de calor e alterações no padrão de sono.
- Alterações de humor: os hormônios desempenham um papel fundamental na regulação do humor, e suas variações podem afetar a química cerebral, levando a alterações emocionais.
- Ganho de peso: o ganho de peso durante a menopausa pode ser resultado de várias causas, incluindo a diminuição do metabolismo à medida que envelhecemos, a redução dos níveis hormonais e mudanças no estilo de vida.
- Ressecamento íntimo: durante a menopausa, a vagina pode ficar mais seca e menos elástica, causando desconforto e até dor durante o sexo.
- Redução da libido: a diminuição do desejo sexual na menopausa também está relacionada à queda dos níveis de estrogênio, que desempenha um papel fundamental na regulação da função sexual feminina.
6 Dicas para aliviar os sintomas da menopausa
Com mudanças simples na sua rotina é possível melhorar sua qualidade de vida e bem-estar durante a menopausa.
É importante lembrar que essas são dicas que você pode incorporar sozinha no seu dia a dia, mas que não eliminam a necessidade de acompanhamento médico para que você consiga passar por essa fase de forma saudável.
Use roupas leves para aliviar os sintomas da menopausa
Optar por roupas leves e frescas ajuda a manter o corpo mais confortável durante as mudanças de temperatura. Já as calças menos apertadas também ajudam a evitar o ressecamento íntimo.
Além disso, evite tecidos de poliéster ou outros componentes sintéticos conhecidos por reter calor; e prefira os tecidos naturais e arejados como algodão e linho.
Evite certos tipos de alimentos
Certos alimentos e bebidas podem desencadear ou agravar os calorões e prejudicar ainda mais o sono.
Desse modo, uma das maneiras de evitar esses sintomas da menopausa é diminuindo o consumo de alimentos condimentados e apimentados, cafeína e álcool.
Beba bastante água
Uma dica que está em todas as listas de saúde e bem-estar não pode ficar de fora. Isso porque, durante a menopausa a água é sua aliada para regular o metabolismo e a temperatura do corpo.
Além disso, manter-se hidratada também ajuda a:
- aumentar a lubrificação vaginal;
- prevenir dores de cabeça e enxaqueca;
- aumentar a circulação sanguínea.
Pratique atividades físicas para evitar sintomas da menopausa
Praticar atividades físicas não apenas pode significativamente diminuir os sintomas da menopausa, mas também pode prevenir o surgimento deles.
Isso ocorre porque mulheres com um peso corporal nos parâmetros, costumam experimentar menos ondas de calor e com menor intensidade.
Além disso, incorporar atividades de relaxamento, como ioga e meditação, ajuda a controlar o estresse e as oscilações de humor.
Compressa fria
A boa e velha compressa fria na testa ou no pescoço ajuda a aliviar rapidamente as ondas de calor, proporcionando alívio imediato.
Use hidratante íntimo
O uso de um hidratante íntimo adequado pode ajudar a aliviar o ressecamento íntimo, melhorando o conforto e a saúde íntima.
Manter uma rotina de cuidados e de higiene simples e eficiente é fundamental para evitar outras complicações.
Além das mudanças no seu estilo de vida, consultar um profissional de saúde é fundamental para obter orientações específicas e soluções adequadas ao seu caso individual.
Existem diferentes estratégias médicas, como o tratamento hormonal, que também ajudam a lidar com esses sintomas e melhorar a qualidade de vida durante essa transição.
Caso você queira receber mais dicas e informações sobre saúde íntima feminina e menopausa, nos siga no Instagram e assine nossa newsletter.
Comentários